Matrícula Fácil: Como Funciona A Inscrição? Aprenda Aqui!

Todos os anos é comum que estudantes ou os pais/responsáveis comecem a se preocupar com a inscrição ou matrícula escolar, independente se estamos falando de vagas em colégios públicos, municipais, estaduais e até mesmo particulares. Isso acontece porque a educação no Brasil é conhecida por ter uma qualidade duvidável, colocando em prova a quantidade de vagas disponíveis nas instituições classificadas de maior nível de escolaridade.

Dessa forma, há quem fique na fila esperando para que as matrículas possam se abrir e assim garantir uma vaga, porém, há ainda algumas circunstâncias mais tecnológicas, como é o caso da matrícula fácil 2021, que pode facilitar muito a vida para quem não pode sair de casa ou precisa realizar esse procedimento em um turno de trabalho e demais possibilidades.

Mas, como funciona? Veja abaixo mais informações.

Matrícula Fácil: Entenda Melhor Aqui!

Matrícula Fácil: Entenda Melhor Aqui!

Disponibilizada em alguns estados brasileiros, o acesso ao portal Matrícula Fácil foi criado para que problemas burocráticos de inscrição e demais temas relacionados possam ser resolvidos diretamente pela internet. Ou seja, a busca por vagas fica muito mais fácil e simples do que o imaginável.

Os estudantes ou pais que estão procurando pelas vagas, podem focar em uma lista onde há o cadastro de todas as escolas que tem vagas em aberto, realizando assim a candidatura do interessado sem nem ter que gastar com transporte até o local.

É preciso apenas que se fique de olho se o estudante foi aceito e quais são os documentos precisos para concluir o passo a passo online.

O programa mostra as vagas das seguintes instituições, como:

 

  • Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); 
  • Ensino Fundamental de Educação de Jovens e adultos (Fases VI, VII, VIII e IX); 
  • Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (módulos I, II, III e IV);
  • Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série); 
  • Ensino Médio inovador (1ª a 3ª série); 
  • Formação de Professores em Período Integral (1ª a 3ª série).

Só é preciso digitar qual o ano correspondente ao do aluno, dessa forma, ali se mostrará as vagas disponíveis e quais são as escolas ofertando as mesmas. 

Essa é uma forma muito mais fácil e consciente de conseguir escolher onde o aluno irá estudar, podendo se organizar com tempo, paciência e verificar demais questões importantes, como distância do colégio até a residência, se é preciso muitos ônibus, se dá para ir a pé e muito a se pensar antes de concluir a escolha.

Por meio desse portal também é possível resolver questões de renovação de matrícula, basta ficar de olho nas datas atualizadas.

Para aqueles pais que estão procurando bolsas de estudos para os pequenos, por meio desse portal também é possível verificar quais são as instituições que estão oferecendo esse tipo de candidatura, vale um pouco de atenção para identificar quais são elas.

É importante que o interessado saiba qual é o portal correto de acesso, sendo que apenas alguns estados possuem essa facilidade. Por exemplo, o Rio de Janeiro possui seu próprio site para isso, além de que algumas instituições não participam dessa facilidade do governo. É sempre indicado pesquisar previamente para saber o quanto antes o que deve ser feito, do contrário, pode se perder a vaga e assim o ano letivo de muitos estudantes.