O que é a lista de espera do Prouni? Veja aqui

É bem verdade que muitos devem pensar que não há mais chances para entrar na faculdade neste primeiro semestre de 2020, por intermédio do ProUni, entretanto, ainda há a lista de espera ProUni! Ela é uma grande chance que você ainda tem.

A lista de espera ProUni contempla uma boa parte dos estudantes que não foram convocados na chamada regular, por isso, você não deve perder a chance, e manifestar logo o seu interesse nela!

 O que é a lista de espera?

Em poucas palavras, a lista de espera ProUni é uma oportunidade que você tem a mais, para ingressar na faculdade, mesmo sem ter sido chamado na primeira, nem na segunda chamada, as famosas, chamadas regulares

 Ela é composta pelas vagas remanescentes, ou seja, as vagas que “sobraram” das chamadas anteriores, entretanto, nem todos podem concorrer a elas. Mas iremos explicar melhor adiante. Já que para participar da lista de espera, o participante, em hipótese alguma, pode ter sido chamado na primeira ou segunda chamada.

Quem pode participar da lista de espera ProUni?

Como já salientamos, nem todos podem participar da lista de espera ProUni, entretanto, vamos listar as categorias que podem participar.

  • Para participar da lista de espera, primeiramente, o candidato deve ter manifestado interesse na lista, como já explicamos em um artigo anterior (clique aqui), mas além de manifestar interesse, o candidato não pode, em hipótese alguma, ter sido selecionado nas chamadas regulares, mas se chamado, ele deve obrigatoriamente ter sido rejeitado por falta de turma.
  • Já no processo de seleção para a segunda opção de curso, o estudante deve ter sido rejeitado nas últimas chamadas regulares por conta que faltaram bolsas, ou por conta que não ocorreu formação de turma para a suas opções de curso.

Mas para isso, você deve se inscrever na lista de espera do ProUni no período pré-estabelecido!

Como se inscrever na lista de espera ProUni?

Como já falamos, a lista de espera é algo bastante bom, tendo em vista que o aluno tem mais uma chance, entretanto, você deve saber exatamente como se inscrever da maneira corretamente nela, veja como:

  • Para você participar da lista de espera, você precisa acessar o site oficial (clique aqui) e manifestar o seu total interesse em fazer parte dela.
  • No dia que abrir as inscrições para a lita, irá haver uma opção bem explícita na página inicial do site que irá permitir você demonstrar o seu interesse.
  • Levando em consideração o ProUni deste ano, o prazo para participar da lista de espera é do dia 06 a 9 de março.

Como saber o resultado da lista de espera?

Após chegar na data limite para efetuar a inscrição na lista de espera do ProUni, o sistema informatizado do programa irá divulgar a relação de estudantes que manifestaram interesse na lista de espera, para que as instituições de ensino consigam ter o conhecimento da ordem dos pré-selecionados. 

De acordo com a lista de espera informada pelo sistema, as faculdades irão convocando os candidatos que estiverem em uma melhor posição.

Vale salientar, que todos os candidatos que forem convocados através da lista de espera, devem comparecer na instituição dentro do prazo estipulado pela faculdade, com os documentos que comprovem todas as informações ditas no ato da inscrição.

Tal etapa é a mesma para todos, não importa em qual chamada você foi convocado.

Então, é bem importante que você fique de olho no cronograma oficial, e não espere ser chamado para ir arrumar os documentos, ajeito-os quanto antes!